sábado, 4 de outubro de 2008

Relatório I FETEC


E. E. DONA CANUTA ROSA DE OLIVEIRA BARBOSA
Rua Graciliano Ramos, 900
Cidade Nobre – Ipatinga/MG – CEP. 335.162-373
Tel.: (031) 3825-3720 / E-mail:
canutarosa@bol.com.br


Título:
SUB-PROJETO 6: ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:

Introdução


Estamos participando da I FETEC da escola Estadual Dona Canuta Rosa de Oliveira Barbosa, cujo tema é “COMO UMA ONDA...”. Nossa Equipe está responsável pela apresentação do sub-projeto: AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E AS ONDAS DE ULTRAVIOLETA, RAIOS X E AS RADIAÇÕES NUCLEARES (ALFA, BETA E GAMA). Este trabalho consiste na organização de um estande no qual estarão dispostas todas as informações adquiridas pela equipe. A apresentação do mesmo será feita através de explicações orais e informatizadas com o auxílio de um microcomputador, de experiências feitas pelos alunos e fundamentadas nos sub-projetos, além de recursos visuais como cartazes/banners e folders contendo parte da explicação do trabalho.
Basicamente o que diferencia uma Onda Eletromagnética de outra é sua freqüência (ou seu comprimento de onda). Todas elas, entretanto, propagam-se no vácuo (e, aproximadamente, no ar) com a mesma velocidade. Temos diversos tipos de ondas eletromagnéticas, e no decorrer do trabalho falaremos sobre algumas delas:
►Raio X - Descoberto pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, esse tipo de radiação possui altíssimas freqüências (de 10 elevado à 17 Hz a 10 elevado a 21 Hz). Por desconhecer inicialmente a natureza desse tipo de radiação, Röntgen denominou-a raios X. Os raios X tem propriedades de atravessar materiais de baixa densidade, como, por exemplo, os músculos de uma pessoa, e de serem absorvidos por materiais de densidade elevada, como, por exemplo, os ossos do corpo de qualquer pessoa. Essa propriedade permite que os raios x sejam amplamente utilizados para se obterem radiografias. No mundo atual, os raios x encontram uma série de outras aplicações, como no tratamento do câncer, em pesquisas sobre estrutura da matéria, etc.
►Raio Ultravioleta - São ondas eletromagnéticas de freqüências superiores à da luz violeta, podendo chegar até 10 a oitava Hz (cem milhões). Esse tipo de radiação é emitido por átomos excitados, por exemplo, em lâmpadas de vapor de Hg, acompanhando a luz por elas emitidas. Podem causar sérios danos à saúde, podendo até mesmo causar câncer de pele, danificar os tecidos dos olhos, etc. Grande parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol em direção ao nosso planeta é absorvido pela camada de ozônio que envolve a Terra, protegendo-nos assim, dessa perigosa radiação eletromagnética.
Partículas α(Alfa) e β(Beta) – Partículas positivas e negativas respectivamente.
As partículas alfa são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons, isto é, o núcleo de um átomo de hélio (He). Quando o núcleo as emite, perde 2 prótons e 2 nêutrons.
As partículas beta são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável. Ao emitir uma partícula beta, o núcleo tem a diminuição de um nêutron e o aumento de um próton. Desse modo, o número de massa permanece constante e seu número atômico aumenta 1 unidade.
►Raios γ (Gama) - Ondas eletromagnéticas que apresentam as mais altas freqüências do aspecto eletromagnético;
Radiação emitida pelos núcleos atômicos dos elementos quando eles se desintegram. É o tipo mais penetrante de radiação. Não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com algum outro tipo de deficiência.


Justificativa

A realização desse trabalho visa o aprendizado geral, tanto dos alunos quanto da comunidade e o aproveitamento destes conhecimentos para serem utilizados em nosso cotidiano, na vida escolar ou até mesmo profissional. Este é um trabalho avaliativo presente no currículo anual de matérias estabelecido pelo professor, portanto, uma das causas que nos levaram à formulação e execução deste, é a busca por uma média bimestral agradável. Outro motivo para efetuarmos este trabalho é levar informações sobre este assunto tão importante e tão pouco mencionado na sociedade à comunidade, alertá-la quanto aos riscos e benefícios oferecidos pelas ondas eletromagnéticas, ultravioleta, raios X e radiações nucleares (alfa, beta e gama), e também para que haja uma utilização profícua destes.


Objetivo Geral

♦ Adquirir conhecimentos quanto ao nosso sub-projeto;
♦ Levar à comunidade os conhecimentos adquiridos;
♦ Sanar as dúvidas da comunidade em relação ao nosso tema;
♦ Alcançar uma média bimestral satisfatória;
♦ Aprender com os demais trabalhos expostos;
♦ Interagir com os professores e a sociedade onde a escola está inserida;
♦ Despertar a criatividade dos alunos com a construção do trabalho;
♦ Preparar os alunos para eventos extracolegiais;
♦ Ter maior aproveitamento das aulas de física e de outras matérias;
♦ Aproveitar da melhor forma possível as ondas eletromagnéticas em nosso cotidiano.


Desenvolvimento

O desenvolvimento de nosso trabalho baseia-se principalmente na busca e no conhecimento aprofundado de nosso tema, as ondas eletromagnética além da luz visível. Para a exposição do trabalho utilizaremos banners e folders como meio de comunicação visual chamando a atenção do público para o assunto em questão. Utilizaremos uma linguagem clara e objetiva nas explicações orais, visando o compreensão geral do público. Serão expostas experiências que demonstrarão o assunto abordado na explicação oral, para que os visitantes do estande entendam com mais clareza a ação das ondas eletromagnéticas. Temos em nossos planos a exposição do experimento de Ritter, cujo objetivo é Realizar uma versão da experiência de 1801 na qual a luz ultravioleta foi descoberta por Johann Wilhelm Ritter. Para a ornamentação do estante utilizaremos a luz-negra que emite radiações ultravioleta que é refletida na cor branca, fazendo com que esta brilhe. Devido a essa ornamentação será necessário que a apresentação ocorra em uma sala, na qual tenha baixa iluminação para possibilitar o efeito da luz negra. Haverá a confecção de camisas com o tema do projeto e também o sub projeto. Na camisa será retratada em sua parte traseira o desenho de um raio X do corpo humano, seguindo o corpo do aluno. A camisa será na cor preta, e o desenho do esqueleto, retratando o raio X, na cor branca. Temos a intenção de ornamentar a sala com radiografias, a luz-negra e banners já ditos antes.


Resultados a serem Alcançados

Estamos na fase inicial do nosso trabalho, desenvolvendo e montando o projeto, reunindo as informações necessárias para a conclusão do mesmo. Estamos adquirindo conhecimentos sobre as ondas eletromagnéticas para que possamos fundamentar nosso projeto em idéias concretas e objetivas.
Esperamos atingir todas as metas estabelecidas, todos os nossos objetivos. Contamos com a vitória nesta disputa, mas caso não ocorra, o importante é competir, e mais que isso, adquirir ciência e levá-la ao público, que se dispor a nos ouvir.
Creio que com a realização deste trabalho, a principal conseqüência será para que possamos nos preocupar mais com o que está a nossa volta, com a natureza e tudo que é fundamental para a nossa existência.
Um de nossos principais objetivos é conscientizar a comunidade e os alunos a respeito dos riscos e da importância das ondas eletromagnéticas em nossa vida, e que a partir desta FETEC haja a busca mais constante de informações que possam acabar ou amenizar os problemas que atualmente temos enfrentado e que ameaçam a continuidade da vida em futuro não muito distante.
Enfim, que venhamos passar clara e objetivamente a mensagem aos nossos espectadores.


Pontos Relevantes

Em nossa I FETEC o tema principal será “Como uma onda...”. Nosso grupo tem como objetivo mostrar as várias radiações eletromagnéticas que estão em nosso meio e que muitas vezes passam despercebidas, com esse projeto iremos falar e alertar a população a respeito desses raios que podem ser prejudiciais a nossa saúde e também nos auxiliar em nosso dia-a-dia.

Um ponto importante em nosso trabalho será a implantação e instalação da Internet Banda Larga via Rádio na escola, cujos benefícios sociais e econômicos serão distribuídos para a comunidade estudantil em geral, buscando a elevação da qualidade de aprendizagem dos nossos alunos.

Raios X que são radiações que tem a capacidade de penetrar nos organismo, atravessando os tecidos de menor densidade e sendo absorvida pelas partes do corpo, certamente você já fez algum raios-X, pois bem o que acontece é exatamente isso o raio penetra no tecido e gera a imagem do mesmo.

Radiação ultravioleta que é a radiação proveniente do sol e retida em parte na camada de ozônio em que iremos alertar a população que a exposição a esse tipo de radiação pode provocar o escurecimento da pele e até queimaduras.

Radiações Nucleares (Alfa, Beta e Gama)

Radiação alfa: Também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons. Apesar de serem bastante energéticas as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel;
Radiação beta: Raio beta ou partícula beta são partículas negativas que se assemelham aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar lâminas de chumbo de até 2 mm ou de alumínio de até 5 mm no ar, mas são barradas por uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura;
Radiação Gama: As radiações gama são ondas eletromagnéticas, e possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem milhares de metros no ar, são mais perigosas, quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células. Os raios gama conseguem atravessar chapas de aço de até 15 cm de espessura, mas são barradas por grossas placas de chumbo ou paredes de concreto.

“Podemos concluir que as partículas alfa possuem uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais, entretanto, são facilmente barradas por uma folha de papel. Já a partícula gama não é tão energética, mas são extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, são detidos somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal”.

Com este trabalho iremos expor nossos conhecimentos ao público alvo. Que nossos esforços não sejam em vão, mas que toque profundamente a cada um, e que depois de ouvirem possam utilizar e repassar as informações adquiridas para quem ainda não conhece o assunto e que possam se interessar mais pelo ramo da física.

Depoimentos:

“Estou participando da I FETEC da Escola Estadual Dona Canuta Rosa de Oliveira Barbosa e declaro estar gostando muito de participar pois estou adquirindo novos conhecimentos e através desta feira estarei passando ao público as informações sobre o nosso tema, podendo assim, ampliar o conhecimento de todos”.

Aline de Freitas Nunes

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Eu acho que este trabalho, além de ser uma experiência nova, vai nos proporcionar um grande conhecimento e que poderá ser útil em nosso futuro”.

Diego Gomes

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


“Eu acho muito importante esse projeto GDP, será muito interessante para nós alunos, quanto aos demais participantes e visitantes, será a I feira Tecnológica da escola e com certeza, se nos esforçarmos iremos alcançar nosso objetivo, que é passar para o público alvo as informações sobre as ondas eletromagnéticas e as ondas de ultravioleta, raios X e as radiações nucleares (Alfa, Beta e Gama).
Como um todo (A feira em si), será muito proveitosa, devido aos muitos temas interessantes e se for levada a sério, iremos adquirir muita informações novas, novidades, conhecimento, etc... Não será fácil, esse trabalho exigirá muito esforço, interesse e compromisso dos alunos, mas faremos de tudo para tornar essa feira um sucesso!”.


Jéssica Carvalho Silva

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Estou achando muito bom esta feira de física, pois ela aborda assuntos interessantes, tecnológicos, e nos ajuda a entender uma parte de como as como as coisas são formadas, e como funcionam. Será muito interessante ver o que os outros grupos tenham a nos mostrar e vice-versa, será uma troca de experiências. O trabalho estimulará o aluno participante à buscar conhecimentos úteis em suas várias fontes, tendo então um conhecimento abrangente sobre diversos temas, vala a pena conferir!”.

Klisman Garcia Soares

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Espero que este trabalho seja proveitoso, no qual possamos expandir nossos conhecimentos no ramo da física”.

Leandro Rodrigues Alves

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


“Meu grupo de estudo é responsável pelo tema ‘raio X’, considero esse tema e todos os outros muito importantes para a nossa vida pois são úteis em nosso dia-a-dia. Com o projeto poderemos passar para a comunidade nossos conhecimentos e alertá-las quanto aos ricos e benefícios que as ondas e radiações nos oferecem”

Rafael Henrique

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Achei o projeto muito interessante, pois os assuntos abordados normalmente são utilizados em nosso dia-a-dia sem ao menos tomarmos conhecimento de sua existência, então com o trabalho passamos a conhecê-los de perto e a melhor utilizá-los”.

Roberta Oliveira

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


“Espero que este trabalho seja muito proveitoso, que sirva para aumentar meus conhecimentos, me ajude a ter mais interesse em estudar e a gostar um pouco mais de física. Espero que a interação com meus colegas seja boa e que tudo dê certo”.

Sabrina Lima

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Eu presumo que a Feira Tecnológica trará uma grande carga de conhecimentos não só para os alunos que forem apresentar, como para os visitantes. Nós iremos com esse trabalho, aprender a trabalhar em equipe e a nos organizar, iremos também aprender sobre o assunto, buscando experiências, fatos e aprofundamento do mesmo para que possamos alcançar a perfeição nessa apresentação e mostrar aos visitantes o que realmente trata o nosso assunto”.


Sara Sávia Soares

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Nosso grupo consiste em um trabalho objetivo e interessante, pois fala sobre o raio X. Desde que me entendo por gente vejo o desenho do “Super-man” porém, sempre encabulado com sua visão laser e a visão de raio X. Quando me passaram esse trabalho fiquei muito feliz, pois saberia como o “Super-man” via através das paredes. Gostei muito e pretendo aprender muito com este trabalho.

Sávio de Oliveira Miranda

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Com o projeto ‘Como uma onda...’Vamos adquirir mais conhecimentos e aprender mais sobre as ondas. Este é um projeto muito interessante, e na minha opinião, o mais importante da escola. No desenvolver do projeto, vamos realizar experiências, usar didáticas para uma melhor compreensão da matéria. A dedicação, o esforço e o interesse são fundamentais, pois este é um projeto muito importante para o nosso aprendizado. Estou gostando bastante”.


Thaís Castilho Lima
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


“Penso que é fundamental adquirir novos conhecimentos, e através da I feira Tecnológica de minha escola, aprenderei como podemos aproveitas as ondas eletromagnéticas em nosso dia-a-dia. Creio que obteremos ótimos resultados, podendo assim transmitir às pessoas tudo que aprendi com o projeto ‘Como uma onda’”.

Thaline Sousa Alves

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


“Na minha opinião, essa Feira é muito importante tanto para os alunos, para a sociedade quanto para e escola em si, pois é primeira Feira Tecnológica desenvolvida pelos alunos neste estabelecimento educacional.
A I FETEC visa a aprendizagem dos alunos com assuntos relacionados às ondas, e estas são muito importantes para a manutenção da vida na terra e para auxiliar o nosso cotidiano, sendo muitas vezes indispensáveis. Além de proporcionar ao aluno novos conhecimentos, as informações adquiridas na Feira nos auxiliam nas atividades intracolegiais, facilitando a compreensão das matérias, principalmente a Física e a Química, e através dela poderemos passar à comunidade todo o nosso aprendizado, sanando as dúvidas, encaminhando-a para a melhor utilização possível do assunto em questão (Ondas Eletromagnéticas, Ultravioletas, Raios X e radiações nucleares) e, sobretudo alertá-la quanto aos riscos oferecidos por eles. Espero que alcancemos nossos objetivos assim como os do público e professores e que venhamos aproveitar tudo quanto aprendermos com este trabalho”.


Thiago de Sousa Goveia